sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Princípios RAIZ para o Brasil

Princípios RAIZ em movimento

 Liliana Peixinho* 

Num mundo onde a vida é descaso, aqui, ali, acolá  bom seria para o Brasil adotar ideais como as defendidas em princípios como o da RAIZ Movimento Cidadanista, através de filosofias e práticas como UBUNTU “eu sou porque nós somos”; TEKO PORÃ: viver em aprendizado e convivência com a natureza;  e Ecossocialismo, onde o capitalismo é criticado “como insustentável por sua lógica de reprodução e lucro  sem limites, extraindo tudo e todos à sua frente, incluindo sonhos.” Importante comungar com a ética UBUNTU inserindo na roda de debates para romper com o comportamento  individualista, egoísta, que não coloca o outro, no eu cotidiano. Na filosofia, UBUNTU é pertencimento à unidade, interdependência e colaboração. Diálogo, consenso, inclusão, compreensão, compaixão, cuidado, partilha, solidariedade. “Eu sou porque você é” - “nós somos porque você é e eu sou”.

Como filosofia raiz de nossas origens, via Mãe África, O UBUNTU  defende a dignidade como uma prática que alcance a todos. O Movimento RAIZ , que se lançou na sexta, 22 de Janeiro, em Porto Alegre, também como opção de representação partidária,  incorpora valores, em sua Carta Cidadanista, onde a emancipação e cidadania estão linkados às grandes pautas da Mãe Terra, e cujas demandas reprimidas históricas desafiam  brasileiros na garantia de direitos negados. Desta cultura de filosofia de vida extraio um trecho da carta que diz: “A minha humanidade está presa e está indissoluvelmente ligada à sua. Eu sou humano porque eu pertenço.. Uma pessoa com UBUNTU é acolhedora, hospitaleira, generosa, disposta a compartilhar. 


A qualidade dá às pessoas a resiliência.  Está aberta e disponível aos outros, assegurada pelos outros, não se sente intimidada pelos outros  Mandela ensinou ao mundo que não vale vencer a qualquer custo, por isso ele conduziu a superação do apartheid com reconciliação, mantendo a paz e a unidade entre os povos da África do Sul.  Para a pessoa com UBUNTU jamais é possível estar bem se nosso entorno não estiver bem. UBUNTU é a cultura milenar da paz.” É aquela história: enquanto tivermos uma só pessoa na dor, no sofrimento, na  injustiça, porque fazermos festas, em falsa alegria, contentamento?
                                                                
Outro princípio  RAIZ que compartilho é o TEKO PORÃ: o Bem Viver. Conceito transversal, que coloca política, economia e sociedade  em visão horizontal, para resgatar valores dos povos originários da América: Sumak Kawsai em quéchua; Suma Qamaña em aymara; Tekó Porã, em guarani. Nesse olhar, a  carta diz que “terra que nos acolhe tem que ser protegida, conforme nos ensinam os povos tradicionais,, pois o mundo é povoado de muitas espécies de seres, também dotados de consciência, em que cada espécie vê a si mesma e às outras espécies a partir de sua perspectiva”. Sabedoria reconhecida nos povos do Xingu,  e como vi e convivi de perto por povos como os Tupinambás, Kiriris, Pataxós. E que se amplia em todas as culturas ameríndias. Cultura que no Brasil, por exemplo, onde se mata criança indígena enquanto era amamentado no peito da mãe, numa Rodoviária, estamos mesmo a precisar compreender que a relação social entre sujeitos, envolva cultura e natureza como simbiose humanitária.

Harmonia com a natureza

 A RAIZ resgata a cultura  TEKO PORÃ como afirmação no equilíbrio com o Planeta e no conhecimento ancestral dos povos originários. Como conhecimento de profunda conexão e interdependência com a natureza. Relação onde a vida em pequena escala, sustentável e equilibrada, é necessária para garantir uma vida digna para todos e a sobrevivência do planeta. Nessa lógica o fundamento são as relações de produção autônomas e auto suficientes. O Teko Porá também se expressa, conforme a carta cidadanista da RAIZ “ na articulação política da vida, através de práticas como assembléias locais, espaços comuns de socialização, parques, jardins e hortas urbanas, cooperativas de produção e consumo, e das diversas formas do viver coletivo e harmonioso. Também guarda correspondência ao histórico desejo de emancipação e unidade dos povos latino americanos, expressos na utopia da Pátria Grande (Abya-Yala). 

Bem viver

O TEKO PORÃ  é a oposição ao “viver melhor” ocidental, que explora o máximo dos recursos disponíveis até exaurir as fontes básicas da vida. O Modo de viver Teko Porã  combate o consumismo raso, que alimenta matrizes em exploração predatória dos recursos naturais e só servem à ganância de poucos. Modelo cuja ânsia de produzir à qualquer custo alimenta a perversa propaganda do crescimento,  do progresso, da enganosa mensagem de “geração de emprego e renda.

    
    Comunidade Kaimbe Massacará - Povo indígena Bahia - Nordeste do Brasil

O terceiro ponto da carta que nos chama atenção é a defesa de valores baseados no ECOSSOCIALISMO como reflexão crítica convergente para ecologia, socialismo e  marxismo. Para a RAIZ Movimento Cidadanista o capitalismo é insustentável. Munidos de informações científicas compartilhadas em exaustão em grupos de estudos, e cientes de que o “planeta estará definitivamente exaurido em poucas gerações, e de que não temos o direito de seguir roubando o futuro dos que estão por vir”,  os enraizados desafiam cenários da economia tradicional e perversa, via consumo raso,  e consideram que  para a reversão deste processo, o único caminho é a Revolução Ecológica. Nesse ambiente observam premissas básicas: a) estamos em meio a uma crise ambiental global e de tal enormidade que a teia da vida de todo o planeta está ameaçada e com isto o futuro da civilização;  b) a crítica ao modelo capitalista vigente e ao consumismo predatório e desenfreado; c) a crítica às revoluções sociais do século XX que tiveram por matriz ideológica o socialismo real, mas que apenas reproduziram o produtivismo predatório do modo capitalista de produção.”

Bem comum

Os valores éticos defendidos pela RAIZ priorizam o COMUM,  através da construção de uma cidadania ativa e solidária. Em  crítica radical “o atual sistema capitalista é incapaz de regular, muito menos superar, as crises que deflagra; isso porque fazê-lo implicaria pôr limites ao processo de acumulação do capital, uma opção inaceitável para um sistema baseado na regra “cresça ou morra!”. É da lógica do sistema preferir “Crescer e Matar!” Essa nova forma de pensar e agir passa pela formação de cadeias produtivas locais, aproximando produção e consumo e, sobretudo, aproximando gente e distribuindo renda. Uma nova e importante forma de produzir e consumir onde decrescemos na concentração, na ostentação, no supérfluo e crescemos apenas onde é necessário. Tudo isso gera riqueza, cria empregos, tecnologia, conhecimentos e solidariedade. te direito comum a todos os seres", defende a RAIZ.

* Liliana Peixinho – Jornalista, ativista socioambiental. Fundadora dos Movimentos Reaja – Rede de Jornalismo Ativista,  Movimento AMA, RAMA- Rede de Articulação e Mobilização Ambiental. Especialização em Jornalismo Científico e Tecnológico

Nenhum comentário: